Esqueci meu CNPJ – Como Saber Meu CNPJ pelo CPF

Se você esqueceu o seu CNPJ, saiba como saber meu CNPJ pelo CPF. Essa é uma dúvida muito comum e, logo abaixo vamos mostrar como resolver essa questão. Neste artigo você vai conferir como descobrir CNPJ pelo CPF, como consultar MEI pelo CPF e muito mais.

Assim como existe o CPF que é o Cadastro de Pessoa Física, para identificar as pessoas, também existe o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) que é um número que identifica as empresas. Para exercer as suas atividades legalmente toda empresa precisa ter um CNPJ.

Esqueci meu CNPJ, como descobrir?

Caso tenha esquecido o número do seu CNPJ fique tranquilo, pois é possível descobrir esse número. A seguir vamos mostrar o passo a passo de como recuperar o número do seu CNPJ se tiver esquecido:

  • Entre no site da Junta Comercial do seu estado;
  • Faça o cadastro com seus dados pessoais;
  • Depois, faça o seu login entrando com o seu CPF e senha cadastrada;
  • Entre na área de pesquisa do site e escolha a opção Pesquisa Avançada;
  • Digite o nome fantasia da sua empresa;
  • Agora insira o código de segurança exibido;
  • Procure sua empresa entre os resultados que são mostrados;
  • Ao encontrar clique sobre ela;
  • Feito isso será possível conferir o número do CNPJ e outros dados.

Como saber meu CNPJ pelo CPF

Saiba que não é possível saber o CNPJ de uma empresa só com o CPF do proprietário dela, mesmo que você seja o dono. Mas, fique tranquilo que tem outras maneiras de descobrir o número do CNPJ. E, uma delas é perguntando ao seu contador, pois provavelmente ao abrir a sua empresa você deve ter contratado um contador para isso e ele tem todos os dados da sua empresa, inclusive o CNPJ.

Mas, se você for MEI e abriu a sua empresa sozinho ou então não quer entrar em contato com o seu contador para perguntar sobre o seu CNPJ, então saiba que se você pesquisar o nome da sua empresa mais da sua cidade no Google, provavelmente alguns sites vão fornecer a informação que você está procurando, ou seja, vão revelar o número do seu CNPJ, bem como a data de abertura da empresa e o nome dela.

Como Saber Meu CNPJ pelo CPF

Como consultar CNPJ

Para consultar o CNPJ caso você tenha esquecido o número dele, então saiba que a maneira mais recomendada de fazer isso é pesquisando no Google como já informamos. Para isso, é só digitar o nome da sua empresa e o nome da cidade onde ela está localizada que, assim será exibido alguns sites de CNPJ que vão conseguir te informar o número do mesmo. Além disso, também tem como descobrir o número do CNPJ perguntando ao seu contador.

Mas, se você sabe o número do seu CNPJ, a maneira de consultar é mais simples ainda e essa consulta é feita no site da Receita Federal. Veja logo abaixo como consultar um CNPJ na Receita Federal:

  • Entre na página de Consulta de CNPJ no site da Receita Federal;
  • Agora informe o seu CNPJ no campo indicado;
  • Marque a opção Não Sou um Robô;
  • Clique em Consultar;
  • Pronto.

Consultar MEI pelo CPF

Fique sabendo que no Portal do MEI é possível conferir algumas informações da empresa, como CNPJ, situação atual, endereço comercial cadastrado, data da criação, entre outros. Confira agora como consultar MEI pelo CPF:

  • Entre no site Portal MEI e acesse a opção Serviços;
  • Preencha os campos que são solicitados, como o número do seu CPF, data de nascimento e os caracteres de segurança exibidos;
  • Clique em Avançar;
  • Feito isso você vai poder conferir o número do CNPJ da sua empresa.

Sobre MEI e ME

MEI é a sigla que significa Microempreendedor Individual. Esse é um modelo de negócio que permite que pessoas que trabalham por conta própria tenham a sua empresa com facilidade, com CNPJ, podendo emitir notas fiscais pelos serviços prestados, tudo sem burocracia e sem custos.

A principal vantagem do MEI é a facilidade do cumprimento da legislação fiscal, pois o MEI é isento dos tributos federais, como Imposto de Renda (IR), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (CONFINS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Já ME significa Microempresa que é maior que o MEI. Uma das grandes diferenças desses negócios é em relação ao faturamento, enquanto como MEI só é permitido ganhar até R$81 mil por ano, o ME pode ganhar até R$360 mil. O processo de abertura da empresa como ME é um pouco mais trabalhoso que a do MEI, mas o bom é que o ME não tem restrição de atividades, isso quer dizer que, qualquer pessoa de qualquer área de atuação pode ter uma ME, ao contrário do MEI que tem uma lista com as áreas que são permitidas nessa categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *