Consulta Número de Reservista pelo CPF ou Nome

Confira como fazer consulta número de reservista pelo CPF ou nome, através deste artigo. Além disso, aproveite para conferir também qual é o número de reservista e a categoria, saiba como pegar certificado de reservista e entenda melhor sobre o alistamento militar.

Todo brasileiro do sexo masculino, maior de 18 anos de idade, tem a obrigação de se alistar no Exército Brasileiro. Quem não se alistar perde o direito a várias coisas, como tirar passaporte, participar de concursos públicos, se matricular em uma instituição de ensino superior e muito mais.

Consulta número de reservista pelo CPF

Para consultar o número de reservista pelo CPF é bem simples. Ao contrário de documentos como CPF e RG que são muito usados, o número do título de reservista nem sempre é lembrando, até porque ele não é muito usado igual os outros citados. Por isso, se quer consultar o seu número de reservista pelo CPF, então siga o passo a passo abaixo:

  • Entre no site do STM – Superior Tribunal Militar e acesse o serviço de Certidão Negativa;
  • Clique em Emitir certidão negativa;
  • Informe os dados que são solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe completo e depois envie;
  • Após fazer isso, vai ser possível emitir o seu comprovante de quitação com o serviço militar. Com isso, você vai conseguir conferir o número de reservista militar pelo CPF.

Como pegar certificado de reservista

Em 2021 alguns jovens brasileiros devem fazer o alistamento militar. E, com tudo o que vem acontecendo e para maior conforto, o Ministério da Defesa está desenvolvendo o Alistamento Militar Online para também deixar o processo mais rápido.

Esse recurso deve alcançar em torno de 75% dos homens que devem prestar o serviço. Essa ferramenta vai ser muito útil para as pessoas que precisam se alistar, já que facilita o acesso e também economiza mais tempo, tendo diversas vantagens. Inclusive, com essa opção sem dúvidas os jovens devem escolher ela para se alistar.

O alistamento online trouxe muitas vantagens, principalmente economia de tempo e conforto. Se o jovem tivesse que se alistar pessoalmente, ele teria que se apresentar em média umas cinco vezes durante o processo de alistamento. Com o alistamento online, ele tem que se apresentar bem menos.

Porém, ainda é possível fazer o alistamento tradicional, indo presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Mas, mesmo indo até lá é preciso fazer o alistamento pela internet, usando a estrutura que é disponibilizada pela Junta de Serviço.

Para realizar o Alistamento Militar online é preciso entrar no site oficial do alistamento. Além disso, é possível também fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, que está disponível para download em celulares Android e iOS. E, tem a opção de se alistar também indo até a Junta de Serviço Militar pessoalmente.

Em qualquer uma dessas opções é necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Quem possui alguma deficiência também precisa apresentar parecer médico informando sobre a deficiência, e precisa ter o carimbo com CRM do médico.

Cerca de três mil jovens que devem prestar o serviço militar esse ano tem residência fora do país. Nesse caso, eles precisam procurar pessoalmente o consultado brasileiro mais próximo para poder fazer o alistamento. Os homens que ficarem sem se alistar dentro do prazo estabelecido irão ficar em débito com o serviço militar.

Dessa maneira, eles ficam impedidos de fazer algumas ações importantes, como: prestar concurso público, se matricular em uma faculdade e tirar passaporte. Inclusive, essas pessoas precisam pagar uma multa que é em torno de R$5,00 mais ou menos. Para se ter uma ideia do quanto é importante se alistar, caso o jovem ganhe na loteria, mas não está alistado, ele não pode retirar o prêmio.

Consulta Número de Reservista pelo CPF ou Nome

Qual é o número da reservista e a categoria?

O número de reservista ou do seu alistamento de dispensa fica localizado ao lado da abreviatura RA – Registro de Alistamento, e contém doze números. Normalmente, essa abreviatura RA fica localizada acima do seu nome.

Sobre o alistamento militar

As inscrições para o alistamento militar obrigatório desse ano já estão abertas. Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos de idade nesse ano de 2021 devem se inscrever exclusivamente através do site do alistamento miliar, como foi mencionado acima.

O alistamento militar online é uma forma de evitar aglomerações por causa do coronavírus que está sendo enfrentado e também para agilizar o processo para o cidadão. O intuito do alistamento online é facilitar a vida do cidadão, assim ele pode acessar de casa pelo celular, pelo computador, tablet ou notebook, sem ter o problema de ter que enfrentar longas filas, gastar dinheiro com transporte, etc.

Quem precisa se alistar e não tem acesso à internet precisa comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar (JMS) mais perto de sua casa. É importante que todos saibam que o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional. Ele forma cidadãos com espírito cívico, com valor de justiça, solidariedade, princípios éticos e forte sentimento patriótico.

Se o candidato perder o período de alistamento ou não cumprir a Lei número 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Isso acaba gerando impedimentos como: não poder tirar a CTPS que é a Carteira de Trabalho e Previdência Social, renovar ou obter passaportes, se matricular em instituições de ensino ou em concurso público, ingressar no serviço público e assinar com empresas e governos.

Portanto, se você é homem e vai completar 18 anos em 2021, é preciso ficar atento para as inscrições para o serviço militar, que nesse ano vão até o dia 30 de junho. Devido a pandemia do novo coronavírus, o ideal é que os jovens realizem o seu cadastro online, como já foi mostrado neste artigo. Então, fique atento e não deixe de se alistar, pois futuramente você pode acabar tendo problemas e fica em débito também, o que não é o ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *