Como trancar a faculdade

Está querendo trancar a faculdade e não sabe como fazer isso? Então, fique sabendo que logo abaixo vamos mostrar tudo o que é preciso fazer para trancar a faculdade, e ainda terá muito conteúdo exclusivo sobre esse assunto de trancar a faculdade.

Trancar a faculdade é uma decisão muito difícil já que pode atrapalhar na construção de sua carreira. E, para que essa decisão seja feita de forma adequada e que não fique nenhuma dúvida, logo abaixo vamos explicar tudo sobre o processo de trancamento da faculdade.

O que é trancamento de matrícula?

Se está pensando em trancar o seu curso, saiba que é necessário passar por um protocolo que é estabelecido por casa universidade. E, é importante ressaltar que trancar a faculdade é diferente de abandonar o curso. Abandonar a faculdade significa deixar de ir as aulas sem comunicar a direção do curso, e isso pode ter consequências futuramente, e se quiser voltar a estudar não poderá, sendo necessário passar de novo pelo processo seletivo.

O trancamento do curso é uma opção para quem deseja dar um tempo nos estudos durante um tempo, por algum motivo. Nessa situação o estudante interrompe de forma formal o curso com a faculdade, e tem a intenção de retomar os estudos de onde parou, sem perder o vínculo com a faculdade. Mas, existe um tempo limite ao trancar o curso que deve ser confirmado junto da universidade.

Como trancar a faculdade?

Para trancar a faculdade é preciso ir até a secretaria do curso e solicitar o trancamento de seu curso, com isso a secretaria irá te informar tudo sobre o trancamento, vai pedir os documentos necessários para atender o pedido de trancamento. E, para voltar a estudar novamente é preciso entrar em contato com a instituição e pedir para voltar a estudar.

É importante ressaltar que cada faculdade tem um processo diferente em relação a trancar o curso, principalmente quando se trata de quando o aluno quer voltar a estudar depois do trancamento, pois cada universidade tem um prazo determinado que o aluno pode permanecer com o trancamento.

Geralmente, as universidades federais e estaduais possuem um prazo menor que o aluno pode permanecer com o curso trancado, em grande parte das vezes é um prazo máximo de dois períodos, mas é preciso confirmar com a faculdade o tempo.

Como trancar a faculdade

Trancar matrícula na faculdade tem que pagar

Todas as cobranças feitas pela faculdade onde você está matriculado precisam estar escritas em contrato. Por isso, é muito importante ler atentamente tudo antes de assinar qualquer papel na hora de fazer a matrícula. E, caso não tenha cláusulas referentes a cobrança em relação a trancar a faculdade, não é necessário pagar nada.

Todas as cobranças precisam estar detalhadas em contrato. E, na maioria das faculdades não é necessário pagar nada para trancar o curso, mas é preciso estar atento ao contrato que foi assinado no ato da matrícula, pois se estiver alguma cobrança relacionada ao trancamento é preciso paga-lá.

Trancar a matrícula e cancelar a matrícula é a mesa coisa?

As duas solicitações podem até serem parecidas, porém na prática servem para coisas bem diferentes. O estudante de qualquer faculdade pode solicitar o cancelamento e o trancamento da matrícula no seu curso a qualquer momento. Mas, diferente do trancamento, o cancelamento da matrícula leva ao fim do vínculo do aluno com a faculdade.

O trancamento funciona como um tempo que o aluno fica desligado da faculdade por algum motivo superior, já o cancelamento é quando o aluno não quer mais estudar na universidade e está se desligando dela, não sendo possível retornar ao curso depois, somente passando por um novo processo seletivo.

Portanto, resumindo, o trancamento da matrícula é quando o aluno fica afastado da faculdade durante um tempo, mas retorna as atividade na universidade depois. O cancelamento de matrícula acontece quando o estudante não quer mais fazer o curso e cancela a sua matrícula, tendo o vinculo com a universidade cortado, e caso ele queira voltar a estudar na faculdade que ele cortou o vinculo novamente, ele precisará passar de novo pelo processo seletivo, seja ele vestibular ou Enem.

Agora que você já entendeu como funciona o trancamento da faculdade, caso queira trancar a sua se dirija até a secretaria do seu curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *