Como Saber Se a Conta é Corrente ou Poupança (Resolvido)

Descubra logo abaixo como saber se a conta é corrente ou poupança. Além disso, aproveite para conferir neste artigo muitos assuntos relacionados a esse e, ainda confira como diferenciar esses tipos de contas dos principais bancos como Bradesco, Nubank, Banco do Brasil, Caixa, entre outros.

De início pode até parecer idênticas, mas saiba que conta corrente e poupança possuem muitas diferenças. E, para identificar se é uma conta corrente ou poupança é muito simples e logo abaixo vamos mostrar como reconhecer essas diferenças e muito mais.

Como saber se a conta é corrente ou poupança

Existem diferentes maneiras de identificar se uma conta é corrente ou poupança. E, o jeito mais simples que tem de fazer isso é olhando o cartão da conta. Geralmente, cada banco possui suas próprias características mas, provavelmente o número da operação vai estar presente no cartão, sendo possível identificar o tipo de conta.

Também é possível diferenciar se uma conta é corrente ou poupança através de como elas são usadas, já que normalmente a conta corrente é usada por quem faz movimentações financeiras frequentes e a poupança normalmente é usada para guardar dinheiro. A seguir vamos mostrar como identificar se uma conta é corrente ou poupança de forma individual de alguns dos principais bancos.

Banco do Brasil

Para saber se uma conta é poupança ou corrente no Banco do Brasil é um pouco mais complicado, pois as duas contas são identificadas pelo dígito 01. E, quando uma conta corrente é aberta nesse banco, automaticamente uma conta poupança é aberta. Por isso, o melhor a se fazer é perguntar o dono da conta qual o tipo de conta, principalmente se for fazer deposito, pois é preciso especificar se o dinheiro vai para a conta poupança ou corrente, já que no Banco do Brasil é um pouco mais difícil identificar o tipo de conta.

Nubank

A conta do Nubank não é nem corrente e nem poupança, ela é uma conta de pagamentos. Uma conta de pagamentos pode ser usada para realização de saques, pagamentos de contas, transferências entre contas da mesma instituição e transações via cartão de débito. A conta de pagamento possui algumas diferenças das outras opções disponíveis no mercado, como é o caso da poupança e da corrente. Na conta de pagamentos do Nubank o cliente não paga tarifa e o dinheiro dele rende todos os dias 100% do CDI.

Bradesco

Para identificar se uma conta é poupança ou corrente no Bradesco é só olhar o cartão, nele vai estar o número da operação e é ele que você precisa olhar. Esse número contém três dígitos e está localizado separado dos outros. Se o cartão estiver com o número da operação 001 ou 00 indica que a conta é corrente, agora se tiver o número 013 quer dizer que a conta é poupança.

Caixa

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais fáceis de identificar se uma conta é corrente ou poupança. Para fazer isso é só olhar a operação da conta que está no cartão desse banco, a operação está localizada entre o código da agência e da conta, na parte da frente do cartão. Se o código for 001 quer dizer que a conta é corrente, agora se for 013 a conta é poupança.

Santander

As contas do banco Santander também são identificadas pelo código presente no cartão. Por isso, observe os números registrados no cartão e identifique a sequência de três números, eles são o número da operação e, se no cartão estiver o código 060 é porque a conta é poupança, se tiver 010 quer dizer que a conta é corrente.

Como Saber Se a Conta é Corrente ou Poupança

Sicoob

As contas do Sicoob também podem ser identificadas por meio do cartão de forma simples. No cartão desse banco tem o número da operação, mas geralmente também vem escrito conta poupança ou conta corrente, por isso, para descobrir o tipo de conta nessa instituição é muito fácil.

Banco Inter

O Banco Inter é um banco digital e a conta oferecida por esse banco é corrente. A conta corrente desse banco é individual e pode ser movimentada por meio do aplicativo e internet banking, inclusive ela é totalmente gratuita. Ao abrir uma conta nesse banco é enviado para o cliente um cartão com a bandeira Mastercard com a função débito habilitada. Com esse cartão além dos clientes conseguirem fazer compras, também é possível fazer saques nos caixas eletrônicos do Saque & Pague e Banco 24 Horas.

PicPay

A conta que o PicPay oferece aos seus clientes é corrente. O PicPay é um aplicativo de pagamentos que tem o intuito de facilitar as transações financeiras entre os usuários, tanto em compras como também em transferências e pagamentos. Esse serviço já é aceito em mais de um milhão de estabelecimentos e a cada dia cresce cada vez mais.

Sobre os bancos

Os bancos são instituições financeiras que podem ser públicas ou privadas e oferecem serviços financeiros às pessoas, como empréstimos, conta corrente, poupança ou conta de pagamentos, investimentos, financiamentos, entre outros recursos. Cada banco oferece operações financeiras com características individuais. Por isso, ao abrir uma conta é importante pesquisar antes, para verificar qual oferece os serviços mais lucrativos.

Atualmente as fintechs estão sendo mais usadas, mais do que os bancos tradicionais. Uma fintech para quem não sabe, são empresas ou startups que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, onde o uso da tecnologia é o principal diferencial dos bancos tradicionais. As fintechs geralmente conseguem oferecer diversas soluções com as melhores vantagens, como cartão de débito, de crédito, empréstimos, seguros, etc.

De forma geral, as fintechs são conhecidas por oferecer soluções financeiras exclusivas, menos burocráticas e mais intuitivas de serem usadas. Até mesmo porque, elas estão disponíveis no celular do usuário, de forma prática. As fintechs como Nubank e PicPay por exemplo, oferecem aos clientes cartões de crédito sem anuidade e contas digitais gratuitas.

Essas empresas conseguem oferecer esses recursos gratuitos, graças à tecnologia. Como essas fintechs foram criadas no meio digital, elas não contam com agências físicas e por isso os custos são reduzidos. Por isso que a maioria das fintechs oferecem produtos sem taxa nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *