Como Mudar o CPF de Solteiro para Casado (2021)

Descubra como mudar o CPF de solteiro para casado através deste artigo. Além disso, também vamos mostrar como alterar o RG para nome de casado, alteração na Receita Federal, etc. Tudo sobre a mudança de solteiro para casado você encontra aqui.

O CPF e o RG são documentos que servem para identificar as pessoas que residem no Brasil. Quando alguém casa é comum surgir dúvidas em relação a alteração que precisa ser feita nesses documentos, por conta da mudança no sobrenome. E, por isso, logo abaixo vamos falar tudo sobre esse assunto.

Como mudar CPF de solteiro para casado?

O Cadastro de Pessoa Física mais conhecido como CPF é um documento que possui onze dígitos e é emitido pela Receita Federal, com o objetivo de identificar os cidadãos brasileiros. Todas as pessoas que residem no Brasil precisam ter um número de CPF cadastrado, pois ele sempre é exigido em diversos serviços como para pedir cartão, abrir conta em algum estabelecimento, fazer movimentações financeiras, entre outros.

Para mudar CPF de solteiro para casado é necessário ir pessoalmente até o cartório da sua cidade ou então também é possível alterar o seu documento nos Correios pois, além dos serviços postais, esse estabelecimento também oferece outros serviços, como esse por exemplo. Mas, recomendamos que você vá direto no cartório, até porque lá o procedimento de alteração deve demorar menos.

Quando for no cartório ou no Correios você deve levar o seu CPF, RG, título de eleitor e a certidão de casamento. Além disso, você deve levar também uma quantia em dinheiro, pois para fazer essa alteração é cobrado um pequeno valor.

Como alterar RG e CPF para nome de casado

Outro documento muito importante para identificação das pessoas é o RG. Se deseja alterar o RG para nome de casado veja o passo a passo de como fazer isso:

  • Procure saber onde tira a segunda via do RG na sua cidade, geralmente é na delegacia e se dirija pessoalmente até esse local;
  • Agora preencha o formulário solicitado e pague a taxa de emissão do RG novo;
  • Leve duas fotos 3×4 para agilizar o processo, ou então tire na hora se for o caso;
  • Também leve a certidão de casamento para comprovar o porque quer alterar o documento;
  • Depois é só esperar o RG ficar pronto e ir buscar esse documento.
Como Mudar o CPF de Solteiro para Casado

Alteração na Receita Federal

Com o avanço da tecnologia, atualmente já é possível solicitar a alteração do CPF diretamente na internet, sem precisar sair de casa. Além do nome, também tem como alterar outros dados como o endereço, acrescentar o título de eleitor no CPF, etc. Veja agora o passo a passo de como fazer a alteração na Receita Federal:

  • Acesse o portal de alteração do CPF no site da Receita Federal;
  • Preencha o formulário com os seus dados já atualizados;
  • Selecione no campo Documentação a opção Certidão de Casamento e depois digite o número da sua certidão;
  • Coloque os outros dados que são pedidos no formulário e clique em Enviar;
  • Feito isso você vai ter solicitado a alteração do seu documento de solteiro para casado.

Sobre a mudança de solteiro para casado

Algo que gera muita dúvida entre as pessoas é a mudança do nome de solteiro para casado nos documentos. Saiba que só é preciso alterar os documentos se você tiver adicionado o sobrenome do seu companheiro no seu nome, caso não tenha mudado o seu nome original então não é preciso fazer alteração de nenhum documento.

Saiba que quando se altera o sobrenome nos documentos pessoais, a única coisa que é alterada é esse dado na Receita Federal. O número do seu CPF continua o mesmo, até porque esse número é único e intransferível. Saiba que, se você tiver casado e alterado o seu sobrenome é muito importante mudar os seus documentos pessoais, já que se essa alteração não for realizada pode ser que você passe por alguns momentos desconfortáveis.

Pode até ser algo trabalhoso, mas é necessário sim mudar todos os seus documentos após casado e com alteração no sobrenome. Mas, saiba que não só o CPF que deve ser atualizado, mas também todos os seus outros documentos como documento de identificação (RG), título de eleitor, carteira de motorista, passaporte, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *